Desmistificando a natação no inverno

Ao contrário do que se imagina, a atividade contribui para o fortalecimento do sistema respiratório, aliviando doenças como asma e bronquite.

Com a chegada do frio, muitos pais optam por tirar seus filhos das aulas de natação, acreditando que a atividade poderia contribuir para que a criança tenha gripes e resfriados, porém isso é apenas um mito.

Pelo contrário, a estação, com ar mais frio e seco produz a vasoconstrição que dificulta a respiração. Os problemas de asma e bronquite se agravam e as crises são mais frequentes. Durante o período do inverno é muito importante a prática de exercícios físicos para ativar a circulação e melhorar a troca gasosa.

A natação é a atividade mais indicada para crianças e adultos com problemas respiratórios, ela melhora, evita e aumenta o intervalo das crises respiratórias.

A umidade da água facilita a troca gasosa, as propriedades físicas da água, como o empuxo, ajudam na amplitude de movimento da musculatura das costas, do abdômen, de todo tronco, facilitando a inspiração.

A pressão hidrostática ajuda na expiração, que é a maior dificuldade do asmático, pois ele se asfixia pela quantidade de ar inspirado, que não consegue soltar. Ela pressiona também a musculatura expiratória, esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório.

Os exercícios coordenados com a respiração, os movimentos de braços alongando todo o tronco e os movimentos das pernas melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar resfriados, bronquite e crises asmáticas.

É preciso ter cuidado apenas com o choque térmico, proteja-se utilizando roupas adequadas para a saída da piscina.

Não deixe o frio te desmotivar, venha para a Academia Corpo Mania! Garantimos uma ótima estrutura para as atividades na água, sendo que nossa piscina é aquecida e seu tratamento é a base de ozônio, que não prejudica a pele e os cabelos.

natacao-no-inverno-corpomania

natacao-no-inverno-uniao-da-vitoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *