Nadar 1km queima mais calorias que correr 5kms

corpo-maia-gustavo-borges-credenciadoVocê sabia que quem nada 1 quilometro gasta energia igual a quem corre 5 quilometros?

A corrida e a natação são modalidades de grande benefício para a saúde. Apesar de serem semelhantes nos benefícios que proporcionam, apresentam grandes diferenças quando comparamos seus respectivos ajustes fisiológicos.

Atividades como andar e correr são naturais do ser humano, não é necessário aprendizado de técnicas, assim, a energia gasta no movimento se transforma em trabalho mecânico do corpo, já na natação, se gasta de 3 a 4 vezes mais energia para nadar a mesma distância que se percorre correndo.

Isto quando consideramos um nadador de elite. Para um nadador amador, não seria errado considerar que para percorrer a mesma distância nadando em relação à corrida, o gasto de energia é perto de cinco vezes maior.

Assim, num exemplo simples, quem nada mil metros, gasta aproximadamente a mesma quantidade de energia de quem corre 5 mil metros. Vale lembrar que esta diferença pode ser ainda maior quando a técnica da natação for mais pobre prejudicando a eficiência.

Faça da natação o seu projeto verão para a vida toda!

Quer ficar por dentro de mais dicas de saúde? Curta a página do Facebook da Academia Corpo Mania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *