Viver a melhor idade com saúde é muito melhor!

Nunca é tarde para começar e os benefícios de uma vida mais saudável são sentidos rapidamente.
A falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício.

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Está mais do que comprovado que os idosos obtém benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens. Ela promove mudanças corporais, melhora a autoestima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização.

Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade.

Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias:
– Use sempre roupas e calçados adequados para a prática de atividade física.
– Mantenha-se hidrato e procure ingerir muito líquido antes do treino.
– Pratique atividades apenas quando estiver se sentindo bem.
– Iniciar as atividades lenta e gradualmente e respeite seus limites pessoais.
– Evite o cigarro e medicamentos para dormir.
– Alimente-se bem pelo menos uma hora antes do treino e nunca faça atividades sem acompanhamento de um profissional.

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